Mais estímulo e incentivo à inovação: vem aí a 3ª Edição do Varejo Inteligente

A CDL/BH lançará em breve, a 3ª Edição do Programa Varejo Inteligente, uma iniciativa que visa promover soluções criativas para os principais desafios das empresas varejistas, por meio do desenvolvimento de Startups voltadas para empreendedorismo e inovação. O Varejo Inteligente irá selecionar 20 Startups de Belo Horizonte com propostas voltadas para empresas do segmento de comércio e serviços.

Para você que é um empreendedor, o Programa poderá acelerar a sua Startup e intermediar a relação com o mercado varejista. Essa é a sua chance de impulsionar o seu negócio! Para você, que é um empresário do varejo, chegou a sua grande oportunidade de conhecer e aplicar as soluções inovadoras de mercado que irão lhe ajudar a se diferenciar dos seus concorrentes e a ganhar competitividade. Tenha exclusividade em conhecer e opinar sobre as soluções propostas pelas Startups. Aguardem!

Programa Varejo Inteligente, da CDL/BH, apoia o Startup Cup, primeiro campeonato de futebol do Brasil entre startups

A Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH), por meio do programa Varejo Inteligente, é uma das apoiadoras do Startup CUP, primeiro campeonato de futebol entre startups. As partidas da competição terão início no próximo sábado, 24.  A principal motivação do evento é incentivar a prática de esportes, o bem-estar e a integração entre as pessoas que convivem nos ecossistemas de startups. Além, de reafirmar a importância dos espaços colaborativos, mostrando, por meio do esporte, a sua parcela de contribuição para vida saudável por meio de modalidades coletivas.

O campeonato terá 16 equipes, entre masculinas e femininas, formadas por atletas amadores das startups e empresas de coworkings, aceleradoras e incubadoras de Belo Horizontes e região. Elas serão divididas em dois grupos, e disputarão quatro vagas para as finais. A equipe campeã levará a premiação, em dinheiro, no valor de R$ 2 mil. Ao final da competição, também serão premiados a equipe vice-campeã, o artilheiro e o melhor goleiro.

Os jogos serão abertos ao público, aos sábados, entre os dias 24 de fevereiro e 24 de março, de 15h às 19h, no Centro de Futebol BH (Zico), que fica na rua Senador Lima Guimarães, 40, no Bairro Buritis, em Belo Horizonte.

Mais informações sobre o campeonato no site www.startupcup.com.br

Startups do Varejo Inteligente, programa de inovação da CDL/BH, apresentam soluções no Demoday Trends

Nesta quinta-feira, 7 de dezembro, as 20 startups que participaram da segunda edição do Programa Varejo Inteligente, da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH), estarão presentes no Demoday Trends, evento realizado pelo Sebrae Minas. Durante a programação, elas terão a oportunidade de apresentar suas ideias e propostasde produtos e serviços para investidores e avaliadores. O evento será das 15h às 20h, no Sebrae Minas (Av. Barão Homem de Melo, 329, Nova Granada).

O objetivo do Demoday Trends é aproximar as startups de grandes empresas, empreendedores e investidores que buscam oportunidades de negócios, seguindo tendências de mercado e novas tecnologias. Estarão presentes 84 startups, entre elas, oito serão escolhidas para apresentar suas soluções. A que tiver o melhor pitch (breve apresentação do negócio) no Demoday Palco vai receber, do Sebrae Minas, um prêmio no valor R$ 30 mil. O valor será aportado pelo programa de consultoria tecnológica do Sebrae, o Sebraetec.

O Programa Varejo Inteligente, criado em 2016 em parceria com o Sebrae, busca soluções para os principais desafios das empresas varejistas, por meio da aceleração e desenvolvimento de startups e pela articulação com o ecossistema de empreendedorismo e inovação. Este ano, 65 startups se inscreveram para participar do programa e 20 foram selecionadas para a fase de pré-aceleração, entre elas cinco foram selecionadas e estão sendo incubadas pela CDL/BH, após receberem premiação de R$ 10 mil cada uma.

Startups selecionadas para segunda fase do Programa Varejo Inteligente iniciam processo de incubação na CDL/BH

Durante evento realizado ontem, 13/11, na sede da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH), foram divulgadas as cinco startups selecionadas para a segunda fase do Programa Varejo Inteligente. Além, da premiação de R$ 10 mil que cada uma recebeu, a partir de agora elas serão incubadas diretamente pela CDL/BH, onde receberão acompanhamento de uma equipe de profissionais multidisciplinar da Entidade e da Wyllinka com foco no desenvolvimento do negócio de cada uma. A Wyllinka é uma organização sem fins lucrativos que tem como propósito mobilizar e desenvolver instituições e ecossistemas para a inovação e o empreendedorismo, a partir da promoção e transformação do conhecimento.

As cinco startups (Bagy, HiPosition, Price Survey, Exato e MoneyObra), foram selecionadas de acordo com os resultados apresentados na fase de pré-aceleração do Varejo Inteligente, seguindo critérios como comprometimento com o Programa, engajamento, assiduidade, perfil do empreendedor, capacidade da equipe, cumprimento das tarefas, evolução do nível de maturidade, validações com o mercado, aderência do negócio proposto ao mercado, entre outros pontos.

A princípio, as cinco startups permanecerão incubadas na CDL/BH por oito semanas. Nesse período será realizado o amadurecimento do negócio de cada startup, que envolve o aprimoramento do produto, da solução de cada uma e da forma como ela se relaciona com o mercado. As startups receberão consultoria individualizada, na qual terão apoio intensivo dedicado à interação com a equipe de Novos Produtos da CDL/BH, com o objetivo de potencializar sua inserção no mercado.

Durante a fase de pré-aceleração, as 20 startups que participaram do Programa foram colocadas em contato com diversos empresários e empreendedores para que as suas soluções fossem validadas pelo mercado. No início do Programa, das 20 startups, oito entraram apenas com ideias, oito estavam testando suas soluções e quatro já comercializavam sua solução. Com o fim da primeira fase do Varejo Inteligente, as oito startups que entraram somente com a ideia, terminam esta etapa com o problema validado e iniciando os testes da solução com potenciais clientes. Das outras oito que entraram testando a solução, duas terminam a primeira fase com clientes pagantes e refinando a estratégia de vendas. E, entre as quatro startups que entraram com clientes, duas terminam a fase de pré-aceleração com aumento no faturamento. As outras duas tiveram o processo de vendas refinado.

Conheça as cinco startups selecionadas

Bagy 
Marketplace integrado com o Instagram, permite que o lojista crie seus produtos a partir de fotos do seu feed, inserindo detalhes e preço. Ao curtir uma foto no Instagram que seja um produto Bagy, o usuário passa a acessar o item também na aba Favoritos do app. Também é possível navegar diretamente no Bagy, rolando o “feed” ou usando filtros de busca.

HiPosition 
Desenvolveu uma plataforma que permite ao lojista enviar informações, promoções e anúncios via bluetooth para clientes em potencial. O aplicativo envia notificações aos usuários cada vez que estiverem perto de um ponto comercial equipado com um iBeacon.

Price Survey 
Oferece uma ferramenta de gestão nas Pesquisas de preços internas ou em concorrentes. Através da leitura do código GS1(antigo EAN) e utilizando as câmeras de celulares, a ferramenta identifica automaticamente o produto, permitindo o registro do valor de venda e transmissão.

Exato
A Exato Soluções é uma empresa jovem com foco em fornecer soluções simples para controles gerenciais, fiscais e financeiros, atendendo a demandas de gestão e conciliação de vendas, além do controle do faturamento de loja pelo acompanhamento automático de notas e cupons fiscais, com várias aplicações para varejistas, franqueadores, shopping centers, clubes, etc. A Exato busca agregar valor às informações gerenciais, com base em dados confiáveis e rápidos.

MoneyObra 
Uma plataforma inovadora para transformar a cadeia da construção civil, conectando clientes, profissionais, varejo e distribuidores. Por meio do Money Obra o cliente pode realizar orçamentos e estabelecer todo o cronograma de sua obra.

Números Varejo Inteligente 2017
Com o objetivo de fomentar a economia e a inovação, a CDL/BH, em parceria com o Sebrae criou, no ano passado, o Varejo Inteligente. O Programa busca soluções para os principais desafios das empresas varejistas, por meio da aceleração e desenvolvimento de startups e pela articulação com o ecossistema de empreendedorismo e inovação.
Este ano, 65 startups se inscreveram para participar do programa e 20 foram selecionadas para a fase de pré-aceleração, que as preparou para atuarem junto ao comércio varejista. Durante três meses, as 20 startups tiveram seus modelos de negócios desenvolvidos. Foram dez semanas de intenso trabalho, com 400 horas de reuniões individuais, 20 horas de reuniões coletivas, quatro meetups (encontros de negócios com empresários), quatro sessões de feedbacks. As startups fizeram contato com 620 empresários, que geraram 56 conexões. Além disso, elas receberam mentorias, treinamentos e participaram de momentos de troca de experiência com os demais participantes, especialistas do varejo e empreendedores.

CDL/BH divulga startups selecionadas para aceleração pelo Varejo Inteligente

No próximo dia 13 de novembro, serão apresentadas as cinco melhores startups que participaram da fase de pré-aceleração do programa Varejo Inteligente deste ano, entre outras 20. Essas cinco startups serão incubadas diretamente pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH) e irão receber uma premiação de R$ 10 mil cada uma. Elas também serão acompanhadas periodicamente e terão mentorias específicas para crescimento do negócio de cada uma. “A CDL/BH reconhece a importância de incentivar o desenvolvimento de startups, difundir seus projetos e levar soluções para os desafios do mercado varejista, por isso investe constantemente em inovação e empreendedorismo”, comenta o presidente da CDL/BH, Bruno Falci. O evento será realizado a partir das 18h30, na sede da Entidade (Av. João Pinheiro, 495, bairro Boa Viagem).

 

Na data, também serão apresentados todos os resultados e soluções desenvolvidas nesta edição do programa. Será realizada também uma mesa redonda com a participação de três empresas tradicionais, que possuem soluções inovadoras implementadas no seu dia a dia e realizam negócios com startups. Finalizando, as startups vencedoras farão uma breve apresentação do negócio proposto na fase de pré-aceleração.

 

Este ano, 65 startups se inscreveram para participar do programa e 20 foram selecionadas para a fase de pré-aceleração, que as preparou para atuarem junto ao comércio varejista. Durante três meses, as 20 startups tiveram seus modelos de negócios desenvolvidos. Foram 10 semanas de intenso trabalho, com 440 horas de reuniões individuais, 20 horas de reuniões coletivas e 8 horas de meetups (encontros de negócios). Além de mentorias, treinamentos e momentos de troca de experiência entre os participantes, especialistas do varejo e empreendedores.

 

Varejo Inteligente: objetivo e resultados

Com o objetivo de fomentar a economia e a inovação, a CDL/BH, em parceria com o Sebrae criou, no ano passado, o Varejo Inteligente. O Programa busca soluções para os principais desafios das empresas varejistas, por meio da aceleração e desenvolvimento de startups e pela articulação com o ecossistema de empreendedorismo e inovação.

 

O presidente da CDL/BH ressalta a importância do Programa para empresas e startups. “O Programa cria oportunidades para que os empresários inovem, melhorem suas operações, reduzam custos e ampliem suas perspectivas de negócio, por meio do contato com produtos e soluções inovadoras. Assim, poderão se diferenciar de seus concorrentes ou se tornar mais competitivos dentro do mercado ao qual estão inseridos”, afirma. “Para as startups, é a grande chance de alavancarem seus negócios e empreenderem, tendo seus projetos facilitados e difundidos”, conclui Bruno Falci.

 

Em 2016 “Varejo Inteligente” selecionou 40 startups

A edição de 2016 do Programa contou com 91 startups inscritas em seis áreas de atuação diferentes, sendo que 40 foram selecionadas. Das startups selecionadas, 19 entraram com propostas e ideias, e 14 concluíram testando sua respectiva solução com potenciais clientes. Foram 560 horas de reuniões individuais, gerando 900 interações com empresários do varejo.

Varejo Inteligente! Iniciativa da CDL/BH acelera startups com soluções inovadoras para o setor

Vinte startups com soluções para o setores de comércio e serviços participam da 2ª edição do “Varejo Inteligente”, programa da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH) em parceria com o Sebrae.

O objetivo do programa é facilitar o encontro do trabalho das startups mineiras com os desafios enfrentados pelos empresários, no dia a dia de seus negócios. Com isso, abre-se oportunidades para que os empresários inovem, melhorem suas operações, reduzam custos e ampliem suas perspectivas de negócio. Para as startups, é a grande chance de alavancarem seus negócios e empreenderem. Elas receberão o apoio da CDL/BH e do Sebrae e terão seus projetos facilitados e difundidos.

Durante o programa, as startups passam por etapas de diagnóstico e mentorias, onde serão preparadas para atuar junto ao comércio varejista. Ao final da primeira etapa, cinco startups serão selecionadas para serem incubadas diretamente pela CDL/BH. Além disso, cada uma delas será premiada com R$ 10 mil.

Participação dos empresários

O Varejo Inteligente é uma grande oportunidade dos empresários terem contato com produtos e soluções inovadoras. Os interessados podem se inscrever aqui para contribuírem no desenvolvimento do programa, por meio da avaliação e teste das soluções. Eles ainda terão contato com essas ideias e propostas em primeira mão.

CDL/BH anuncia as 20 startups participantes da fase de desenvolvimento, dentro do Varejo Inteligente

Depois de passarem por duas etapas de seleção por banca avaliadora na primeira fase do Programa “Varejo Inteligente”, as 20 startups selecionadas conheceram o detalhamento de participação no Programa, em evento realizado no último dia 21. A segunda edição do “Varejo Inteligente”, parceria da CDL/BH com o Sebrae, recebeu a inscrição de 65 startups.
Após uma primeira avaliação, foram selecionadas 30 startups das 65 inscritas. Da segunda avaliação, presencial, foram eliminadas dez. Agora as 20 startups selecionadas participam de sessões de diagnósticos, onde serão detalhadas as propostas de negócios de cada uma e o nível de maturidade em que se encontram, para que seja traçada a trilha de desenvolvimento nessa primeira fase de pré-aceleração. Gestão de vendas e estoques, gerenciamento de preços e de clientes, compras e vendas remotas, são alguns dos serviços oferecidos pelas startups selecionadas.
A partir de agora, as startups selecionadas desenvolverão seus trabalhos voltados aos setores de comércio e serviços. Ao final da primeira etapa, cinco startups serão selecionadas para serem incubadas diretamente pela CDL/BH. Além disso, cada uma das cinco startups será premiada com R$ 10  mil.
Projetos facilitados e difundidos
O presidente da CDL/BH, Bruno Falci, explica que o objetivo do Programa “Varejo Inteligente” é facilitar o encontro do trabalho das startups mineiras com soluções para suprir os desafios enfrentados pelos empresários, no dia a dia de seus negócios. “Dessa forma, esperamos que os empresários inovem, melhorem suas operações, reduzam custos e ampliem suas perspectivas de negócio”, afirma. “Para as startups, é a grande chance de alavancarem seus negócios e empreenderem. Elas receberão o apoio da CDL/BH e do Sebrae e terão seus projetos facilitados e difundidos”, completa.
Edição anterior do “Varejo Inteligente” selecionou 40 startups
A edição 2016 do Programa contou com 91 startups inscritas em seis áreas de atuação diferentes, sendo que 40 foram selecionadas. Das startups selecionadas, 19 entraram com propostas e ideias e 14 concluíram testando sua respectiva solução com potenciais clientes. Foram 560 horas de reuniões individuais, gerando 900 interações com empresários do varejo, o que foi proveitoso e produtivo.

CDL-BH divulga startups para pré-aceleração do programa Varejo Inteligente

O programa Varejo Inteligente é uma iniciativa da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL-BH), em parceria com o Sebrae e a Wylinka, que busca soluções para os principais desafios das empresas varejistas, por meio da aceleração e desenvolvimento de startups e pela articulação com o ecossistema de empreendedorismo e inovação.

Vinte startups foram selecionadas para 10 semanas de pré-aceleração. As startups passarão por etapas de diagnóstico e mentorias, numa espécie de preparação para atuarem junto ao comércio varejista. Ao final do processo, as cinco melhores serão incubadas e, assim, nesta fase, receberão acompanhamento periódico da equipe da CDL-BH e mentorias específicas para crescimento do negócio, além de uma premiação de R$ 10 mil para cada uma das selecionadas.

Selecionadas

Confira as 20 selecionadas para a fase de pré-aceleração

8020 – Interceptação de ligações telefônicas e redirecionamento para a operadora mais indicada para cada tipo de ligação, eliminando as despesas com interconexão.

Avar – Solução para a gestão de vendas, estoques e performace dos vendedores. Faz o acompanhamento das lojas por meio de indicadores, além de seu comparativo com dados do mercado.

Bagy – Marketplace integrado com o Instagram. Na ferramenta, a loja virtual é atualizada diretamente com as fotos que o lojista posta no Instagram. Quando o cliente curte alguma forma no aplicativo, o produto é adicionado à lista de desejos do cliente na plataforma da Bagy – na qual ele consegue comparar preços ou efetuar a compra do produto.

BotSlave – Plataforma SaaS, que tem como principal objetivo, oferecer ao mercado uma ferramenta capaz de realizar a gestão de clientes e chamados no chat do Facebook, por meio de robôs. A plataforma é capaz de fazer o atendimento do cliente e até mesmo vendas, sem nenhuma intervenção humana.

Easy4Market – Marketplace que agrega pequenos supermercados e permite ao cliente realizar compras remotas nos mesmos.

Entremoda – Marketplace que conecta marcas, lojistas e consumidores finais. A plataforma faz a análise das marcas e lojas, criando showrooms personalizados para as mesmas.

FixCar – Marketplace que conecta donos de automóveis a oficinas de manutenção independentes e com boa reputação.

HiPosition – Plataforma que permite ao lojista enviar informações, promoções e anúncios via bluetooth para clientes em potencial.

Kanah – Plataforma web para acompanhamento e de indicadores e metas comerciais em tempo real para uma franquia ou filial.

MF Consultoria – Plataforma online de consultoria em gestão que agrega consultores cadastrados e certificados para a realização dos projetos.

MoneyObra – Marketplace do sertor de construção civil no qual o cliente pode realizar orçamentos e estabelecer todo o cronograma de sua obra.

Preço Certo – Sistema integrado em ERPs, planilhas, e-commerces e demais que permite o lojista a precificar e gerir os preços de seus produtos de maneira simples.

Price Survey – Plataforma de pesquisas de preços que utiliza a leitura EAN dos produtos para identifica-los e localiza-los geograficamente – tudo com atualização em tempo real, via aplicativo, para consulta do cliente.

SMB – Plataforma que inverte a lógica tradicional de vendas. Na plataforma, o consumidor informa quais produtos deseja e sua lista é encaminhada para os lojistas fazerem propostas.

See Now Buy Now – Plataforma B2B que permite interação social voltada para negócios entre marcas e lojistas do setor de moda.

Suub – Solução de vendas delivery com entregas recorrentes de produtos de supermercado, que garante um preço abaixo da média de mercado de seus produtos.

Vende Aí – Plataforma de revendas online na qual o usuário pode criar sua própria loja, para a revenda de produtos de determinadas marcas.

Warranty – Serviço de vendas de seguro estendido voltado para pequenos varejistas.

WheatPak – Embalagens ecológicas que servem de alimento para animais domésticos.

Zibbe – E-Wallet que permite ao consumidor verificar a lista de serviços e produtos de um estabelecimento e realizar pagamentos.

CDL/BH realiza evento de Lançamento do Programa Varejo Inteligente – edição 2017.

No dia 26 de Julho, a Câmara dos Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH) promoveu, em seu Centro de Convenções, o lançamento do Programa Varejo Inteligente. Durante o evento, foram abordados os objetivos e todas as práticas relativas ao Programa. Os participantes puderam esclarecer dúvidas e como as startups e os empresários podem se beneficiar das atividades propostas.
Na abertura, o presidente Bruno Falci ressaltou a importância da inovação para tornar as empresas mais competitivas, e como a CDL/BH atua para contribuir nesse propósito.
Para salientar a importância no desenvolvimento das startups com propostas voltadas para o segmento de comércio e serviços, o evento contou com a presença do Superintendente do Sebrae, Afonso Maria Rocha, que pontuou a necessidade das startups serem inovadoras e competitivas para que tenham diferenciais diante de outras empresas e para transformarem o mercado.
Segundo Pedro, representante da Acerto, startup incubada na CDL/BH, “é uma grande oportunidade a porta de entrada que é a CDL/BH para contribuir nesse trabalho.”. Fernando Cardoso, presidente da CDL Jovem e lojista do Centro Visão, completou dizendo que “A CDL/BH faz muito bem essa ponte entre startup e o varejo, sendo o Programa Varejo Inteligente uma iniciativa muito válida para esse objetivo.”.
O Programa Varejo Inteligente está com as inscrições abertas para startups até o dia 30 de Julho de 2017. Após esse período, 20 startups serão selecionadas para desenvolver seus trabalhos voltados aos setores de comércio e serviços. Ao final da primeira etapa, 5 startups serão selecionadas para serem incubadas diretamente pela CDL/BH. Além disso, cada startup incubada será premiada com R$ 10.000,00.
Para mais informações do Programa e inscrições acesse: http://varejointeligente.cdlbh.com.br.