CDL/BH divulga startups selecionadas para aceleração pelo Varejo Inteligente

No próximo dia 13 de novembro, serão apresentadas as cinco melhores startups que participaram da fase de pré-aceleração do programa Varejo Inteligente deste ano, entre outras 20. Essas cinco startups serão incubadas diretamente pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH) e irão receber uma premiação de R$ 10 mil cada uma. Elas também serão acompanhadas periodicamente e terão mentorias específicas para crescimento do negócio de cada uma. “A CDL/BH reconhece a importância de incentivar o desenvolvimento de startups, difundir seus projetos e levar soluções para os desafios do mercado varejista, por isso investe constantemente em inovação e empreendedorismo”, comenta o presidente da CDL/BH, Bruno Falci. O evento será realizado a partir das 18h30, na sede da Entidade (Av. João Pinheiro, 495, bairro Boa Viagem).

 

Na data, também serão apresentados todos os resultados e soluções desenvolvidas nesta edição do programa. Será realizada também uma mesa redonda com a participação de três empresas tradicionais, que possuem soluções inovadoras implementadas no seu dia a dia e realizam negócios com startups. Finalizando, as startups vencedoras farão uma breve apresentação do negócio proposto na fase de pré-aceleração.

 

Este ano, 65 startups se inscreveram para participar do programa e 20 foram selecionadas para a fase de pré-aceleração, que as preparou para atuarem junto ao comércio varejista. Durante três meses, as 20 startups tiveram seus modelos de negócios desenvolvidos. Foram 10 semanas de intenso trabalho, com 440 horas de reuniões individuais, 20 horas de reuniões coletivas e 8 horas de meetups (encontros de negócios). Além de mentorias, treinamentos e momentos de troca de experiência entre os participantes, especialistas do varejo e empreendedores.

 

Varejo Inteligente: objetivo e resultados

Com o objetivo de fomentar a economia e a inovação, a CDL/BH, em parceria com o Sebrae criou, no ano passado, o Varejo Inteligente. O Programa busca soluções para os principais desafios das empresas varejistas, por meio da aceleração e desenvolvimento de startups e pela articulação com o ecossistema de empreendedorismo e inovação.

 

O presidente da CDL/BH ressalta a importância do Programa para empresas e startups. “O Programa cria oportunidades para que os empresários inovem, melhorem suas operações, reduzam custos e ampliem suas perspectivas de negócio, por meio do contato com produtos e soluções inovadoras. Assim, poderão se diferenciar de seus concorrentes ou se tornar mais competitivos dentro do mercado ao qual estão inseridos”, afirma. “Para as startups, é a grande chance de alavancarem seus negócios e empreenderem, tendo seus projetos facilitados e difundidos”, conclui Bruno Falci.

 

Em 2016 “Varejo Inteligente” selecionou 40 startups

A edição de 2016 do Programa contou com 91 startups inscritas em seis áreas de atuação diferentes, sendo que 40 foram selecionadas. Das startups selecionadas, 19 entraram com propostas e ideias, e 14 concluíram testando sua respectiva solução com potenciais clientes. Foram 560 horas de reuniões individuais, gerando 900 interações com empresários do varejo.

Posted in Blog.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *